Dia do Médico Veterinário – 09/09

Dia do Médico Veterinário - 09/09 Em 1933, Getúlio Vargas, promulgou a primeira regulamentação (Decreto nº 23.133) da profissão de Médico Veterinário e seu ensino no Brasil. Isso foi em 9 de setembro. Desde então esse é o dia oficial para homenagear esses profissionais tão importantes. Nesse artigo falaremos sobre a importância dos médicos veterinários para a sociedade, em especial sobre sua participação na promoção da saúde e qualidade de vida humana.

Homenagem e alguns esclarecimentos iniciais

O Decreto nº 23.133/33 foi revogado e atualmente a Medicina Veterinária é normatizada pela Lei Federal nº 5.517/68, a mesma que criou os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária.

Os médicos veterinários estão mais presentes na vida das pessoas do que elas imaginam. Sempre que um profissional se identifica como médico veterinário, imediatamente ele é questionado: “Onde fica sua clínica?”. A sociedade reconhece há muito tempo o médico veterinário como responsável pela saúde dos animais, mas e o seu papel fundamental na promoção da saúde e qualidade de vida humana?

Esse é o foco da nossa homenagem aos Médicos Veterinários pela passagem de seu dia:9 de setembro - Dia do Médico Veterinário

Médico Veterinário: da qualidade de vida à saúde humana

Muitas pessoas nem imaginam a participação desses profissionais na melhora da qualidade de vida da população, mas isso já começa a se tornar mais claro a cada dia.

A participação dos médicos veterinários na produção de alimentos aumentou o consumo de proteína animal nas classes menos favorecidas da população, gerando emprego e renda desde a produtividade no campo até a chegada do produto de origem animal na mesa do consumidor.

Os médicos veterinários também se fazem presentes no desenvolvimento, através de pesquisas, de novas tecnologias e produtos na área médica e farmacêutica (Veja o artigo: Concea reconhece médicos veterinários como RTs de biotérios de ensino e pesquisa).

Os profissionais da Medicina Veterinária ainda estão presentes na promoção da saúde pública através do controle e combate das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem e vice-versa) e sua participação efetiva nas equipes de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental.

Por fim, todas as ações profissionais dos médicos veterinários são pautadas na responsabilidade social e em um desenvolvimento sustentável.

A importância econômica para o país

O Brasil possui grande parte de sua economia voltada à agropecuária. Dessa forma, os médicos veterinários são fundamentais no aquecimento dessa economia, onde podemos incluir até mesmo nossa balança comercial (a diferença entre o que o país exporta e importa). Dentre nossas exportações os produtos de origem animal lideram, de longe, o volume comercializado ao exterior pelo nosso país.

Como já vimos anteriormente, esse aquecimento econômico também ocorre internamente gerando renda e emprego aos mais diversos setores da sociedade.

Download da Lei nº 5.517/68

Se gostaram da postagem, compartilhem com seus amigos. Não se esqueçam de seguir o Escola Veterinária nas redes sociais. Tire suas dúvidas e comente o post porque a interação aumenta nosso aprendizado!

Interação com a Escola Veterinária

Muito bom o texto. Parabéns!!!

Obrigado pela participação e incentivo ao comentar!