A valorização profissional na Medicina Veterinária (parte 4 - final)

Valorizao profissional na Medicina Veterinria (parte 4 - final)Nessa série de artigos estamos demonstrando os caminhos para a tão sonhada valorização profissional na Medicina Veterinária. Conhecemos a regra dos 3Rs e sua fundamental importância para atingir esse objetivo. Falamos sobre os dois primeiros “Rs” – Respeito e Realização - e finalizaremos com o último “R” – Reconhecimento – e as tendências do mercado com relação à valorização dos médicos veterinários.

No último artigo dessa série, Valorização Profissional na Medicina Veterinária, veremos o último (e mais difícil de ser conquistado) requisito para se galgar a valorização profissional: o Reconhecimento.

Reconhecimento

Como vimos anteriormente, o Respeito depende muito mais de nós do que dos outros. A Realização deve ser trabalhada igualmente pelos envolvidos. Já para conseguir o Reconhecimento, precisamos muito mais dos outros do que de nós mesmos. É o “R” mais difícil de ser obtido na busca da valorização profissional.

O Reconhecimento Profissional é medido pelo retorno do mercado de trabalho, como um todo, com relação ao valor e diferenciação do seu trabalho. Nesse ponto é importante frisar que quando falamos “valor”, não nos referimos ao valor financeiro, mas sim ao reconhecimento por mérito.

Assim sendo, não podemos desistir logo no início porque precisamos de tempo para conquistar o mercado e isso não acontece da noite para o dia. Vale lembrar que o Reconhecimento é uma conseqüência do Respeito e da Realização.

Uma dica, que muitos se esquecem, é que o Reconhecimento Profissional primeiro advém de outros médicos veterinários, depois da sociedade (clientes, chefias, fornecedores, etc). Um profissional que quer ser valorizado pelo mercado precisa inicialmente ser valorizado pelos seus colegas.

Nesse ponto voltamos a ressaltar a importância de praticar uma vida profissional pautada pela ética. Não espere reconhecimento de um colega que você não respeita ou questiona publicamente suas ações profissionais.

Pense em um médico veterinário considerado, pelo mercado, o bam-bam-bam dentro de sua área de atuação. Eles são ou não são referendados pelos demais colegas? Isso é uma conseqüência, como já falamos.

Tendências da valorização profissional

Atualmente o mercado de trabalho tem valorizado profissionais competentes e plenamente seguros do seu exercício profissional. Atuar com competência e segurança emana respeito e nos torna valorizados (Regra dos 3Rs).

Nossa sociedade está caminhando na direção de exigir, cada vez mais, comportamentos éticos por parte dos seus indivíduos. A cobrança de competência profissional está intensa e um profissional sem princípios éticos não é reconhecido como um médico veterinário competente.

A valorização profissional também está atrás de profissionais que se mantém atualizados constantemente e que possuem facilidade nas relações interpessoais.

Aqui no Escola Veterinária já escrevemos alguns artigos que podem auxiliá-lo nesse ponto e no rodapé da página disponibilizamos alguns cursos para ajudá-lo nas relações interpessoais:

Se gostaram da postagem, compartilhem com seus amigos. Não se esqueçam de seguir o Escola Veterinária nas redes sociais. Tire suas dúvidas e comente o artigo porque a interação aumenta nosso aprendizado!