A valorização profissional na Medicina Veterinária (parte 2)

A valorização profissional na Medicina Veterinária (parte 2)Apesar de sempre bem lembrada, aos olhos da maioria dos profissionais, a valorização profissional parece distante, quase impossível de ser alcançada. Nessa série de artigos estamos demonstrando os caminhos a serem percorridos para se tornar um médico veterinário valorizado. Como vimos na primeira parte desse artigo, o desafio da valorização profissional começa com o entendimento do que realmente ela significa.

A regra dos 3Rs

Quando falamos de valorização profissional devemos ter em mente que essa conquista deve, inicialmente, ser pessoal. Somente após a valorização acontecer individualmente, poderemos buscá-la coletivamente como categoria profissional, e por fim, aguardá-la por parte da sociedade.

A regra dos 3Rs é a base fundamental para a indicação de uma verdadeira valorização do profissional. Os 3Rs são: Respeito, Realização e Reconhecimento. Falaremos sobre cada um deles ao longo dos artigos.

Respeito

Esse respeito deve existir dentro de cada indivíduo para que, por conseqüência, ele seja “espelhado” pela sociedade (clientes, chefias, fornecedores, etc).

Entenda-se por respeito, a dignidade que você determina à sua atuação profissional. Um profissional respeitado deve ter a consciência tranqüila de que está sempre trabalhando da melhor maneira possível, atingindo os melhores resultados. Desta forma, ninguém poderá interferir em sua atuação profissional.

Possuindo dignidade profissional própria, ser respeitado pela sociedade é um efeito natural. Durante toda nossa vida profissional não poderemos abrir mão do respeito, sob risco de pormos a perder nossa valorização profissional.

Em qualquer negócio comercial o relacionamento interpessoal faz parte da rotina de trabalho, principalmente em se tratando da prestação de serviços. Alguns clientes agem de má fé (ou até por pura ignorância) depreciando nossos serviços, difamando nossa categoria profissional e tentando nos convencer que nós precisamos deles e não o contrário.

Uma prática muito comum dos clientes de médicos veterinários é invocar o tal “juramento da formatura” para menosprezar o valor de nossos serviços e “jogar na nossa cara” que devíamos fazer tudo por amor, e somente por amor, aos animais. A falta de conhecimento dessas pessoas até pode ser entendida, mas nada justifica os médicos veterinários que não esclarecem esses clientes de que não somos um mal necessário.

A conquista do respeito profissional não pode ser imposta, ela tem que surgir naturalmente advinda das pessoas que fazem parte dos nossos círculos de trabalho.

Na terceira parte desse artigo continuaremos falando sobre o segundo “R” da regra dos 3Rs: a Realização Profissional.

Veja outros artigos interessantes:

Espero que tenham gostado dessa parte do artigo. Não se esqueçam de seguir o Escola Veterinária nas redes sociais. Tire suas dúvidas e comente o artigo porque a interação aumenta nosso aprendizado!

Outros artigos dessa série

Concordo!!!

Responder

Obrigado por comentar, pois isso nos incentiva a continuar esse projeto tão necessário ao profissionais e acadêmicos de Medicina Veterinária.

Responder