A valorização profissional na Medicina Veterinária (parte 3)

valorizacao-profissional-na-medicina-veterinaria-p3O que podemos observar quando analisamos a valorização profissional na Medicina Veterinária, é que os profissionais acham que ela depende apenas das ações dos outros, mas isso não é verdadeiro. Na segunda parte desse artigo começamos a falar da regra dos 3Rs e sua importância na conquista da valorização profissional.

A regra dos 3Rs é fundamental no entendimento e indica uma verdadeira valorização do profissional. Os 3Rs são: Respeito, Realização e Reconhecimento.

Não custa lembrar que o Respeito (primeiro “R”) deve iniciar dentro de cada um e o que se entende por respeito, a dignidade que você determina à sua atuação profissional.

Realização

A Realização é mais um dos itens indispensáveis à busca da tão sonhada valorização profissional. Dar o seu melhor e realizar suas atividades profissionais da melhor maneira possível, como vimos anteriormente, é o primeiro passo dessa odisséia.

Não entendeu? Não sabe por que estou me repetindo nesse assunto?

Porque existe uma mácula profunda na Medicina Veterinária causada por profissionais que não possuem respeito próprio (e não respeitam os demais colegas). Estou falando dos médicos veterinários que “assinam” e não exercem suas atividades, principalmente com relação às Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).

Ainda colaboram com essa mancha em nossa categoria profissional aqueles veterinários preguiçosos que repassam seus trabalhos para outras pessoas que não são habilitadas para exercer a Medicina Veterinária (inclusive ensinando esses leigos).

Tanto os “caneteiros”, quanto os nefastos preguiçosos, desgraçam nossa atividade e dificultam a própria valorização e a dos demais colegas de profissão. Jogam por terra todos os anos de sacrifício e dedicação de médicos veterinários respeitados, assim como sua valorização junto ao mercado de trabalho.

Você já deve ter ouvido:

Se você quer ser respeitado, primeiro se dê o respeito. Em seguida respeite os demais, somente assim receberá o respeito de todos.

O sistema CFMV/CRMVs precisa urgentemente identificar essas feridas abertas e seus causadores, para puní-los rigorosamente, pois do contrário esse desvio de comportamento profissional pode trazer graves conseqüências à valorização dos profissionais médicos veterinários.

Os Conselhos de Veterinária precisam investir mais no estudo, ensino e aplicabilidade do nosso Código de Ética buscando atingir desde os acadêmicos até os profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Tudo isso em ações permanentes e não pontuais.

A sensação de impunidade (legal ou moral), além de fortalecer as ações anti-éticas dos maus profissionais, encoraja outros médicos veterinários a seguirem por esse caminho torto e tão prejudicial à valorização profissional.

É preciso entender uma coisa simples: se ganha mais trabalhando de forma ética e correta. Isso traz ainda como vantagem a Realização e o Respeito profissional, ou seja, uma boa parte do caminho para a valorização profissional.

Relembro que esse “R” – Realização – não depende mais apenas do indivíduo e, sim, de toda classe médica veterinária.

Na quarta e última parte desse artigo veremos o último dos 3Rs – Reconhecimento – e também falaremos sobre a tendência da valorização profissional na Medicina Veterinária. Não deixem de ler!

Até lá, veja outros artigos interessantes:

Se gostaram da postagem, compartilhem com seus amigos. Não se esqueçam de seguir o Escola Veterinária nas redes sociais. Tire suas dúvidas e comente o artigo porque a interação aumenta nosso aprendizado!

Outros artigos dessa série