Cursos de pós-graduação: quais as diferenças?

Pós-graduação: qual escolher? especialização, MBA, mestrado ou doutorado? www.escolaveterinaria.com

Chegada a hora de buscar um aperfeiçoamento profissional, muitos não sabem qual seria a escolha mais certa para o seu caso. O que seria melhor: fazer uma especialização, um mestrado ou um doutorado? Qual é a diferença entre "Lato sensu" e "Stricto sensu"? Devo cursar um mestrado profissionalizante ou acadêmico? Nesse artigo mostraremos quais as diferenças entre os principais cursos de pós-graduação para auxiliá-lo em sua escolha.

Atualmente já não é suficiente ter um diploma universitário. O mercado de trabalho está cada vez mais seletivo e em busca de profissionais melhor qualificados.

Mesmo que você tenha frequentado um excelente curso de graduação, um diploma de pós-graduação já não serve mais como um diferencial. Digamos que ele é quase um pré-requisito!

Diferença entre pós-graduação Latu sensu e Stricto Sensu

A princípio é interessante conhecer a diferença entre os cursos de pós-graduação "Lato sensu" e "Stricto sensu". Se observarmos a etmologia das expressões (com origem no latim), a primeira significa "em sentido amplo", enquanto que a segunda tem o significado de "em sentido restrito".

Em geral os cursos "Lato sensu" possuem um objetivo técnico específico, não abrangendo todo o campo do conhecimento em que se insere a especialidade. Normalmente são cursos que se destinam a um aprimoramento profissional acadêmico ou científico. Seu objetivo é o domínio científico e técnico de uma limitada área do conhecimento ou da prática profissional, colaborando na formação de um profissional especializado.

Exemplos de cursos Lato sensu

• Especialização
  • MBA (Brasil)

Já a pós-graduação "Stricto sensu" é formada de cursos regulares sequenciais à graduação que buscam desenvolver e aprofundar a formação acadêmica. Se divide em dois ciclos básicos - mestrado e doutorado - e um ciclo específico (pós-doutorado ou PhD).

A diferença entre mestrado e doutorado reside no grau de profundidade da pesquisa. Desta forma, esses cursos podem ser considerados relativamente autônomos. Ou seja, o mestrado não constitui obrigatoriamente um pré-requisito para realização de um curso de doutorado. Os cursos "Stricto sensu" são mais indicados para profissionais que desejam atuar no meio acadêmico como professores ou pesquisadores.

Exemplos de cursos Stricto sensu

• MBA (norte-americano)
  • Mestrado acadêmico
  • Mestrado profissional
  • Doutorado
  • Pós-doutorado

Diferença entre MBAs brasileiros e MBAs norte-americanos

Os cursos MBAs, no Brasil, são cursos de especialização em administração que objetivam aumentar os conhecimentos aplicáveis aos negócios. Apesar de MBA ser a sigla de Master in Business Administration, esses cursos (no Brasil) são do tipo "Lato sensu".

Existem instituições que ofertam, como complemento ao currículo do MBA brasileiro, parcerias com entidades de ensino estrangeiras, proporcionando uma adequação e equivalência de uma pós-graduação "Stricto sensu". Os MBAs norte-americanos realmente equivalem, como o nome indica, a um curso de mestrado, pois se enquadram na categoria de cursos "Stricto sensu".

Mestrado Acadêmico vs. Mestrado Profissional

O mestrado acadêmico visa a qualificação de professores universitários e tem como objetivo estimular a pesquisa acadêmica. Já o mestrado profissional é destinado para graduados que se encontram no mercado de trabalho e querem aprofundar seus conhecimentos em uma determinada área, conciliando-os à sua atividade profissional. Apesar de possuírem objetivos diferentes, os dois tipos de mestrado são "Stricto sensu".

Duração dos cursos de pós-graduação

• Especialização: mínimo de 360 horas/aula;
  • MBA (Brasil): mínimo de 360 horas/aula;
  • MBA (norte-americano): em média 2 anos;
  • Mestrado acadêmico: em média 2 anos;
  • Mestrado profissional: em média 2 anos;
  • Doutorado: em média 3-4 anos;
  • Pós-doutorado: mínimo 1,5 ano;

Links interessantes sobre o assunto

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) lida, exclusivamente, com pós-graduação Stricto sensu. Todas as informações sobre especialização (pós-graduação Lato sensu) são de competência da SESu (Secretaria de Educação Superior).

O livro "Como Planejar a Educação - seu guia de projetos para o futuro", dos autores Fabio Gallo Garcia e William Eid Júnior (Editora  Publifolha) traz exemplos práticos que demonstram porque é importante planejar seu investimento em educação.

Aqui, no Escola Veterinária, já falamos sobre cursos online extracurriculares (não necessariamente de pós-graduação) no artigo: A atualização profissional e o ensino a distância

Se gostaram da postagem, compartilhem com seus amigos. Não se esqueçam de seguir o Escola Veterinária nas redes sociais. Tire suas dúvidas e comente o post porque a interação aumenta nosso aprendizado!