A atualização profissional e o ensino a distância

A atualização profissional e o ensino a distância - Escola Veterinária

Há algum tempo, quem se graduava em Medicina Veterinária considerava que a fase teórica estava concluída e que, desse ponto em diante, teria início a fase prática da profissão. Porém a globalização e a tecnologia transformam constantemente o mercado de trabalho e nos mostram que a atualização profissional deve ser uma constante ao longo de toda a carreira.

A atualização profissional é extremamente importante nos dias atuais para que possamos corresponder às expectativas do mercado de trabalho. Logo, a saída é encontrar alternativas fora do meio essencialmente acadêmico, que sejam mais ágeis e mais sintonizadas com as novidades na área da Medicina Veterinária.

Pense: se o mundo muda o tempo todo, por que nós não podemos mudar?

Diversos profissionais são muito bons tecnicamente, mas conhecem apenas o básico. Por isso, é muito importante participar de cursos (mesmo que de curta duração) e frequentar congressos na área (agregam conhecimento e são uma ótima oportunidade de manter a rede profissional bem atualizada), pois permanecem no mercado de trabalho os mais bem preparados (e, principalmente, os mais bem informados).

Ensino a Distância

Antes de mais nada, é interessante frisar que o ensino é uma atividade que envolve três entes: o professor, o aluno e o conteúdo a ser ensinado. Os crescentes avanços tecnológicos e a rápida disseminação e popularização da internet possibilitaram a criação de uma nova ferramenta de ensino. O fato de utilizar vários recursos multimídia faz com que o ensino a distância se configure como uma nova e importante possibilidade para a atualização profissional.

Atualmente é grande o número de universidades/faculdades que estão sendo credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para promover o ensino a distância e se observa que essas instituições estão atentas para a utilização de recursos que possam ajudar efetivamente na democratização do ensino. Essas consideração são válidas para cursos de extensão e pós-graduação.

Cursos online para Médicos Veterinários

De qualquer forma não se pode deixar de lado o ensino a distância como uma prática pedagógica alternativa com uma importância singular.

Leia alguns artigos que já postamos: